Helmfon: Capacete para a diminuição de ruído

O Helmfon foi criado com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho aos indivíduos que trabalham em escritórios open space.

Helmfon: Capacete para a diminuição de ruído em crescimento de escritórios open space

Atualmente, os escritórios são construídos num conceito open space com o objetivo de rentabilizar espaço. O que pode influenciar a produtividade dos trabalhadores trazendo falta de privacidade e excesso de ruído. Deste modo, isto contribui para uma maior distração.

Dessa forma, surgiu o Helmfon, criado por uma empresa ucraniana, a Hochu Rayu Design Bureau. Um capacete que tem como objetivo solucionar problemas relacionados ao ruído que pode ocorrer num escritório partilhado, através de um sistema de absorção acústica que transmite a ilusão de privacidade/isolamento.

O design do capacete foi idealizado de forma a proporcionar comodidade ao indivíduo

O Helmfon é almofadado e é colocado sobre a cabeça do utilizador, assentando sobre os seus ombros. As cores do capacete permitem que o escritório se destaque e se torne divertido, assim, os profissionais ficarão mais motivados. É comparado a um capacete de astronauta, devido à sua dimensão e formato.

Tem na sua composição materiais que permitem diminuir a passagem do som, tais como  fibra de vidro, revestimento de tinta nitro no exterior, e polietileno espumado no interior. Possui um sistema completo de comunicação: microfone, altifalantes, amplificadores e um compartimento para o telemóvel. Pode reproduzir filmes e vídeos, fazer skype calls, atender ou fazer chamadas, ver e editar fotos, ouvir música, entre outros.

Em síntese, este produto representa um esforço feito pela empresa em relação a um problema que tem tendência a crescer.